Noite de Natal e apagão: a história da primeira transmissão ao vivo da TV Morena
24/12/2025
(Foto: Reprodução) Zahran, um sonho no ar
Na noite de 24 de dezembro de 1965, foi ao ar a primeira transmissão da TV Morena, em Campo Grande. A inauguração contou com a presença do arcebispo da cidade, do prefeito da época e de autoridades locais, como vereadores e representantes militares.
Com apenas três técnicos, a participação de Jorge e Janete Zahran e o apoio de dois funcionários da Copagaz, Campo Grande viveu um momento histórico para o Centro-Oeste. Mesmo com equipamentos limitados e um apagão momentâneo, a transmissão foi concluída e fez sucesso nas casas dos mato-grossenses.
➡️Assista aqui o documentário "Zahran, Um sonho no Ar".
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
A novidade continuou no feriado de Natal. No dia 25 de dezembro, moradores que não haviam acreditado na chegada da emissora correram para comprar televisores. A programação teve filmes e também um anúncio importante: a abertura de oportunidades de trabalho.
Durante a transmissão, a emissora convocou pessoas interessadas em aprender e trabalhar na TV Morena a comparecerem à sede da empresa.
"Sempre acreditamos que a mão de obra, para o sucesso de qualquer empreendimento, é a local, é aquela que não precisa a todo instante de licença para ir visitar ou atender a família. Tivemos uma grande resposta para a convocação e pudemos escolher a primeira equipe de operadores da TV Morena", afirmou Antonieta Reis Coelho, uma das primeiras diretoras da Centro América, em Cuiabá.
Destaque na mídia local
A inauguração da emissora também repercutiu na mídia local. O jornal Correio do Estado, um dos mais antigos da região destacou a chegada do sinal em manchete.
Além de anunciar o novo sinal e a venda de televisores, o jornal impresso divulgava a programação da emissora.
No jornal local, a data da inauguração: Sexta-feira, 24 de dezembro de 1965
Arquivo TV Morena
Programação local
As transmissões começavam no início da noite e duravam poucas horas. O sinal ia ao ar das 18h50 às 22h30, com programas como "Momentos de Paz", desenhos animados e um telejornal de cerca de 35 minutos.
"Não tinha todos os equipamentos, não tinha gente especializada em televisão, olha que ousadia! Tinha desenhos, filmes comprados, mas era uma programação simples e modesta", disse Ulisses Serotini, diretor de Programação, Entretenimento e Comunicação da Rede Matogrossense de Comunicação (RMC).
Na primeira década da TV no Centro-Oeste, quase tudo era ao vivo. Além dos telejornais, programas de auditório reuniam público e apresentadores no estúdio.
Jornal impresso também trazia a programação da TV Morena
Arquivo TV Morena
RMC em parceria com a Rede Globo
Em 1976, os irmãos Zahran firmaram parceria com a família Marinho, dando início a uma mudança na forma como os brasileiros passaram a assistir televisão.
"[...] Foram exatamente esses desbravadores que iniciaram com as televisões locais que viabilizaram a criação da Rede Globo, de uma rede nacional, e acabou criando uma cultura, uma maneira de todos os brasileiros se verem na tela", relembrou Roberto Irineu Marinho, vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo.
Sobre o documentário
O documentário mostra a trajetória de uma família que apostou na chegada da televisão ao interior do país, em um período em que o rádio ainda era o principal meio de comunicação. Há cerca de 60 anos, os irmãos Zahran decidiram levar som e imagem para o então estado de Mato Grosso, iniciativa que marcou o início da televisão na região.
O conteúdo reúne relatos da própria família e relembra a criação da primeira emissora de TV do estado. Entre os marcos estão a inauguração da TV Morena, em 1965, e da TV Centro América, em 1969.
A produção usa linguagem jornalística combinada com recursos de dramaturgia para contar a história da RMC e da família Zahran, responsável pela implantação da televisão em Mato Grosso do Sul (MS) e Mato Grosso (MT).
Cena do documentário "Zahran, Um sonho no Ar"
TV Morena
Memórias da TV Morena
Ao longo de 10 meses, o g1 mostrou como a TV Morena esteve presente não só na casa dos telespectadores, mas também na história do desenvolvimento de Campo Grande e dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
As reportagens produzidas durante esse período relembraram as principais coberturas ao longo de seis décadas e mostraram a evolução da TV Morena. Para conferir todas clique aqui.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul