Promesseiros da corda se emocionam durante Círio de Nazaré no Amapá: ‘só gratidão’
12/10/2025
(Foto: Reprodução) Promesseiros se emocionam durante Círio de Nazaré no Amapá
Milhares de fiéis participaram neste domingo (12) do Círio de Nazaré em Macapá. A procissão percorreu cerca de cinco quilômetros e foi marcada por fé, emoção e agradecimentos à santa. Um dos momentos mais esperados foi o trajeto da corda, símbolo de união entre os devotos.
Mais uma vez, os promesseiros da corda do Círio de Nazaré tomaram as ruas de Macapá em um ato de fé e gratidão. A corda representa união e é puxada por fiéis que agradecem pelas graças recebidas.
Kevin Queiroz e os amigos estiveram na frente da corda que acompanha a berlinda de Nossa Senhora. Para o grupo, o momento é de gratidão e já virou tradição.
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
“É maravilhoso. Só gratidão pelo ano que tivemos. Todo ano puxamos a corda e esperamos por esse momento. Não tenho palavras para descrever”, disse Kevin, emocionado.
Mesmo com a disputa por espaço entre os promesseiros, a fé se fortalece a cada oração e canto durante os cinco quilômetros de caminhada.
Os fiéis agradecem por diferentes motivos, mas todos compartilham o amor por Nossa Senhora de Nazaré, considerada a rainha da Amazônia e mãe que dá força nos momentos difíceis.
Círio de Nazaré 2025 em Macapá
Mariana Ferreira/g1
O bispo Dom Antônio de Assis Ribeiro destacou que o Círio também é um momento de reflexão para a igreja.
“Antes de tudo, a procissão significa o dinamismo da igreja. A fé é dinâmica e neste ano nós refletimos sobre a esperança, que é aquela força divina que nos mantém animado com amor, compaixão e solidariedade”, afirmou o Bispo.
LEIA TAMBÉM:
Assembleia de Deus distribui água e oferece apoio médico durante o Círio de Nazaré em Macapá
A solidariedade também marca o Círio. Centenas de voluntários, empresas e instituições distribuem água e alimentos ao longo do trajeto. Neste ano, o Exército Brasileiro montou dois pontos de distribuição de água.
Renata Borges manteve a tradição de distribuir mingau de milho aos devotos. A ação completa 23 anos e, neste ano, teve um sabor especial de vitória.
Renata passou por uma cirurgia para retirar três aneurismas e atribui a cura à Virgem de Nazaré.
“É uma tradição da nossa família que neste ano completa 23 anos. É um sentimento muito especial, pois eu sou a responsável por confeccionar o manto de Nossa Senhora, e neste ano tive que me operar às pressas, foi um momento muito delicado, mas graças a ela e por ela estou aqui”, disse.
Todos os anos, a devota e a família montam um altar em frente à casa em homenagem à santa.
Renata Borges, Círio de Nazaré 2025 em Macapá
Mariana Ferreira/g1
Procissão em Macapá
Por causa do calor, a celebração começou mais cedo. A missa foi realizada no Santuário de Fátima, na Zona Sul, e às 7h30 a berlinda seguiu em direção à igreja de São José, no Centro de Macapá.
Durante os cinco quilômetros de caminhada, os fiéis cantaram, rezaram e pagaram promessas. O Círio é um dos maiores eventos da igreja católica no Amapá.
Veja galeria de fotos do Círio de Nazaré 2025:
Galerias Relacionadas
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: